quarta-feira, 18 de março de 2015

Leitura: Um hábito que começa na infância!



Quando um bebê nasce seu cérebro já pode fazer e compreender muitas coisas, mas ainda está em constante desenvolvimento e transformação. Por isso, estimular a leitura é uma ação importante que tende a durar a vida toda.
O Hábito da leitura pode ser estimulado já na gestação contribuindo para o reconhecimento da voz da mãe pelo bebê.Estudos comprovam que 70% do vocabulário que seu filho terá aos sete anos será construído em seus três primeiros anos de vida. Assim, você estará promovendo o desenvolvimento social, a habilidade de formular ideias e de expressão de seu filho.
Gisele e Benjamin
Não importa a história, enquanto é bebê, seu filhote ainda não terá a capacidade de entendê-la, mas exercerá o prazer da escuta.
Sem contar que a interatividade dos pais nesses momentos conta muitos pontos a favor do vínculo que o pequeno terá com você e adiante com o universo da leitura. E sabe aquela máxima que o melhor jeito de aprender é o exemplo, vale muito na leitura, crianças são curiosas e eximias imitadoras. Seus atos e daqueles que convivem com ela, vão ser espelhados em seu cotidiano. 
Por isso, também mantenha sempre livros a vista, em lugares que os pequenos possam pegar, 
se familiarizar e interagir com o objetivo, e se ele colocar na boca, vale tentar ensiná-lo como tratar um livro.
Não encare isso como uma tarefa séria. Ler tem que ser um prazer, uma diversão e um momento de interação entre você e seu filho.  Se o bebê não estiver disposto a se envolver com os livros e preferir uma bola ou uma boneca, não insista na leitura. E lembre-se que o tempo que um bebê consegue manter a atenção na leitura é em média cinco minutos, insistir em mais tempo é inútil, mas, é claro se seu pimpolho manter a atenção, aproveite. A regra é: Ler tem que ser legal!  
Programe-se! Quando seu filhote estiver maiorzinho, tornar a ida de vocês as livrarias e bibliotecas também pode estimular e muito no hábito. Livrarias e bibliotecas são lugares estimulantes, e muitas vezes oferecem um lugar especifico para as crianças onde há oficinas de artes, contação de histórias e por ai vai...
O mais importante é que jovens leitores se tornem adultos leitores, e com maior capacidade de socialização e de se expressar, sem contar que não é só a criatividade do pequeno que é estimulada, a sua também! Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário