sábado, 21 de março de 2015

Os Benefícios do Vinho

O Vinho, bebida alcoólica originária da fermentação de uvas, tida também como o néctar dos Deuses, tem suas primeiras aparições entre 8.000 a 10.000 A.C. 
Mas se engana quem pensa que já está ultrapassado. Muito pelo contrário, nada se iguala ao prazer de uma boa taça de vinho, ainda mais se levarmos em conta os diversos benefícios de sua ingestão, dignos de um singelo Tim-Tim e um sonoro Saúde. 
Saúde sim! Estudos realizados ao longo dos últimos anos, em conceituadas universidades e institutos ao redor do mundo, parecem apontar para um resultado unânime: beber de forma regular e moderada é mais saudável do que uma bebida ocasional ou do que não beber, ponto final!
Os fitoquímicos não alcoólicos presentes no vinho, nomeadamente os flavonoides e o resveratrol, assumem o papel de antioxidante e asseguram que as moléculas conhecidas como “radicais livres” não possam causar danos celulares no organismo. Ao mesmo tempo, o resveratrol está intimamente associado à prevenção de coágulos de sangue e da acumulação de placa nas artérias, protegendo assim o coração de doenças cardiovasculares. E graças ao seu grau de álcool e dos procionídeos (compostos fenólicos), já foi provado que o vinho reduz, não só o risco de doença cardíaca e alguns cancros, mas também diminui a progressão de doenças neurológicas degenerativas, caso de Alzheimer ou Parkinson. Além disso, graças aos compostos fenólicos que permitem aumentar o colesterol das proteínas de alta densidade (HDL), ou seja, o “colesterol bom”, diminuindo, obviamente, os níveis do “colesterol mau” (LDL – lipoproteína de baixa densidade). 
Para exemplificar, os habitantes da Ilha de Creta (dieta mediterrânica e consumo regular de vinhos), têm 98% menos de chance de morrer de um ataque cardíaco que um norte americano.
Claro que a palavra-chave no consumo de vinho é moderação! A contrapartida parece simples, mas muita gente extrapola no consumo perdendo seus efeitos benéficos e colocando justamente a saúde em risco. Para que o consumo de vinho seja seguro e eficaz em termos de saúde, aconselha-se, no máximo, dois copos de vinho por dia para os homens e um copo para as mulheres. E é claro, para toda regra, há exceções e nesse caso certas doenças ou condições clínicas podem ser agravadas com a ingestão de vinho, por isso, quando em dúvida consulte o seu médico. Fora isso a regra é clara: beba com moderação e se for dirigir não beba. 

Abaixo uma pequena lista de lugares em São Paulo onde se pode apreciar um bom vinho.

Bardega Wine Bar (www.bardega.com.br/)

Com um ambiente descontraído e o autosserviço é possível experimentar os mais variados vinhos sem pagar uma fortuna. Além disso os pratos parecem deliciosos. Não é a toa que a casa foi eleita a melhor Wine Bar na Comer e beber. 




Com uma concepção diferente, Los Mendozitos é um Food Truck que comercializa vinhos da região de Mendoza. 
A Carta é acessível e irreverentemente apresentada pelos personagens Rojo, José e Blanco. O Wine Bar Itinerante percorre várias cidades das regiões e sua agenda é sempre a atualizada na fanpage.





Bottega Bernacca (www.bottegabernacca.com.br)

É um aconchegante e informal Wine Bar Italiano. A carta tem em media 50 nomes Italianos e Franceses, e o melhor, são servidos por um valor fixo de R$ 7,00. Para harmonizar pratos Italianos, per favore.






Rubi Wine Bar (www.rubiwinebar.com.br

Um cantinho rustico e descontraído que promete cobrar um preço justo, e como a mínima margem de custo. O ambiente encantador combina muito bem com a cozinha Italiana. Um lugar especial para um Tin-tin a qualquer hora do dia. 



Divine Wine bar (www.facebook.com/pages/Divine-Wine-Bar/159539114098570)

Divine Wine bar traz uma atmosfera rustica, o subsolo encrustado de pedras lembra os tempo da lei seca no EUA. Todo esse clima à la Al Capone deixa o ambiente super charmozinho. 






A proposta do Tazza é uma atmosfera descontraída e moderna para celebrar com os amigos sem frescura. A carta propõe diversas faixas de preço e os vinhos são autosservidos por uma máquina onde podemos escolher as doses (30, 60 ou 120 mm). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário